terça-feira, 30 de abril de 2013

Plantar

Com um saco em cada mão, a Margarida fez-nos hoje uma surpresa. E o que trazia a Margarida em cada saco? Plantas, muitas plantas para a nossa horta. Separamos as plantas e fizemos uma "sessão de botânica" para aprendermos o que são as raízes, para que servem, as folhas, porque precisam de terra... e também a diferença entre semear e plantar porque, se no outro dia estivemos a semear nos copos de iogurte e na horta algumas sementes, hoje estivemos a plantar. Agradecemos aos pais a Margarida as plantinhas que ofereceram para a nossa horta (tomateiros, couves, curgete e cabaças).







segunda-feira, 29 de abril de 2013

Recorte e colagem

Depois da rasgagem, a utilização de um instrumento mais complexo: a tesoura. De uma forma livre, tanto a escolha das imagens,  como a utilização da tesoura, o controlo da quantidade de cola e a organização do espaço das colagens, fazem denotar uma grande evolução nesta atividade que é desenvolvida com muito interesse no grupo dos três anos.





sexta-feira, 26 de abril de 2013

"História do Senhor Mar"

Terminamos a atividade coletiva de ilustração de uma poesia de Matilde Rosa Araújo.  Este trabalho, que surgiu na sequência de várias atividades sobre o mar, será enviado para o Plano Nacional de Leitura no âmbito da Semana da Leitura "Leitura - Mar".

Deixa contar...
Era uma vez
O Senhor Mar
Com muita onda...
Com muita onda...
E depois?
E depois...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
E depois...
A menina adormeceu nos braços de sua mãe!

  (Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila)










quarta-feira, 24 de abril de 2013

"A liberdade está a passar por aqui..."

Porque é que amanhã não há escola? Porque é que é feriado?  O que é que aconteceu no 25 de abril? O que é a liberdade? Muitas, muitas perguntas para responder mas, foi fácil perceber que,
ficar sem liberdade é muito complicado e não é nada bom. Também não podemos fazer tudo o que queremos, é preciso aprender a respeitar todas as pessoas. 

                                       No 25 de abril                     Com papel e tinta
                                       Festeja-se a liberdade          Construímos uma flor
                                       É uma data especial             Para que toda a gente sinta
                                       Por isso não tem idade         Que há liberdade e amor!









terça-feira, 23 de abril de 2013

Passadeira (educação rodoviária)

Hoje tivemos uma oportunidade (muito rara) para vermos e aprendemos como se pinta uma passadeira de peões. Mesmo na descida da nossa escola, em frente ao Grupo Desportivo e Recreativo existe uma passadeira (a única em A-dos-Negros) que utilizamos frequentemente. Há muito tempo que não era pintada (pelo menos à 7 anos, segundo o pintor) e quase desaparecera. Aproveitamos para chamar a atenção para os perigos da estrada e para a importância das passadeiras. Observamos alguns pormenores da pintura (o rolo de pintar com um grande cabo e não um pincel, o molde em forma de retângulo, os grandes pinos de proteção...)

"1 - Identificar, conhecer e adotar comportamentos adequados à circulação e ao atravessamento enquanto peão." (Objetivos de educação rodoviária para a educação pré-escolar e ensino básico)





segunda-feira, 22 de abril de 2013

Girassóis a crescer!

Ainda não passou uma semana (semeamos na passada quarta-feira) e já temos plantinhas a crescer! E sabem quais foram as primeiras? Claro, os Girassóis!!  E como é que nós sabemos que aquelas folhinhas tão pequeninas são dos girassóis? A Inês confirmou logo que tinha semeado girassóis e,  algumas delas ainda têm a casca da semente agarrada... O Pedro, que hoje foi o responsável por "Regar as plantas" (Quadro de Atividades), adorou colocar a água em todos os vasinhos, doseando muito bem a quantidade certa, sem entornar nada. Deixamos aqui o registo da canção que nós cantamos para as sementinhas nascerem e que está na nossa sala, no dossier das canções.




Semente, sementinha que na terra vai nascer (bis)
Força, força, força p'ra crescer
Ai que linda já vem aparecer!


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Jogos antigos, novas brincadeiras!

Dia de novas brincadeiras! De vez em quando mudamos alguns jogos da sala de atividades para os meninos diversificarem as suas brincadeiras e aprendizagens. Trocamos dois jogos de construções por uma velha caixa de Pin & Pons que já passaram pelas mãos de muitas e muitas crianças. De fato, a primeira delas a utilizá-los foi a minha filha, há pelo menos 15 anos, pois eram adquiridos através de uma revista colecionável com diversas atividades dirigidas ao pré-escolar. Já a Arca de Noé (que tem cerca de 9 anos) foi-me oferecida pelo meu sobrinho, que já passou há muito da idade destas brincadeiras.







quinta-feira, 18 de abril de 2013

"O veado vaidoso" Leituras Partilhadas

LEITURAS PARTILHADAS
No período da tarde pudemos contar com a mãe da Laura, a senhora Cristina, para fazer a atividade "Leituras Partilhadas". A Laura tinha combinado em casa qual a história que queria que a mãe contasse aos amigos e, desta vez escolheu "O veado vaidoso". Claro que, no final da atividade, todos agradecemos a partilha.


                         










"O Peixinho Arco-Iris" ( painel coletivo II)

Na sequência da atividade de articulação com a turma da Professora Susana (Alvito) os meninos do 1º ano enviaram-nos os peixinhos que estavam por terminar. Concluímos o painel coletivo com a colagem dos peixinhos que faltavam e a elaboração de um pequeno resumo da história relativo às personagens principais e aos conteúdos que trabalhamos - a partilha e os amigos e a amizade. Agora, os nossos amigos do 1º ano já podem ver o resultado da  atividade que fizemos em conjunto mas, se quiserem ainda temos espaço para colocar mais algum texto. 

"O peixinho era muito vaidoso e egoísta porque não dava
uma escama ao peixinho azul. Depois ninguém brincava
com o peixinho Arco-Iris".  Guilherme
"A estrela disse para o peixinho ir ter com o polvo Octopus".
Mariana
"Todos os peixinhos estavam tristes e não brincavam com o
peixinho Arco-Iris".  José Luís 
"O polvo Octopus deu um conselho: foi de partilhar as
escamas dele". Inês
"O peixinho Arco-Iris ouviu o polvo e distribuiu as escamas
e ficava cada vez mais contente quando distribuía as escamas".
Diogo Pereira
"O peixinho Arco-Iris ia quase ficando sem escamas mas
estava contente porque já brinca com os amigos peixes".
João Elói

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Semear

Hoje o lanche da manhã foi diferente! Todos os meninos comeram iogurtes iguais... mas porque é que se está a falar de iogurtes quando o título da notícia é "semear"?  Porque as embalagens dos iogurtes que a Inês e a Marta trouxeram para a escola foram transformadas em pequenos vasos para semearmos algumas sementes que tínhamos na escola. Continuando, depois de comerem os iogurtes, cada menino lavou a sua embalagem e escreveu o nome. Na mesa das sementes descaroçamos o milho que foi apanhado na nossa horta seguindo-se a atividade de colocar a terra nos vasinhos, semear e e pôr água. Cada criança escolheu as sementes de entre várias opções (feijão, pevides, milho, girassol). À tarde semeamos milho e feijão na horta, mas essa notícia fica para amanhã que esta já vai longa.








terça-feira, 16 de abril de 2013

Aquário com peixinhos

Na nossa sala há peixinhos de brincar, peixinhos pintados, desenhos de peixinhos, muitos livros com peixinhos... e também há "peixinhos  a sério"! Estão num pequeno aquário e todos os dias, o menino ou menina responsável, dá-lhes de comer. São duas carpas vermelhinhas que a Margarida Nunes (que andava na nossa escola no ano passado) ofereceu para a nossa sala. Hoje fizemos mais peixinhos, mas desta vez com a plasticina nova. Surgiram tubarões martelo, golfinhos, peixes balão, raias e até mesmo um peixe com ovinhos às costas.