Com uma tarde cheia de sol, a cheirar a Primavera, lá fomos nós a desfilar pelas ruas da aldeia fazendo soar os instrumentos próprios para a atividade como as maracas, os guizos e tambores. Passamos pelo edifício novo da Junta de Freguesia, descemos para a estrada do café do "Raleca", subimos ao café do "Manhoso" e percorremos a rua da Calçada até chegar ao coreto. Aqui paramos um pouco pois já estavam todos muito cansados. Depois continuamos para a nossa escola onde terminamos o desfile com um espaço de atividades livres no exterior.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Carnaval - apresentação das personagens das histórias
O dia de hoje foi muito colorido na nossa sala. Os meninos vieram mascarados logo de manhã e assim permaneceram durante o dia, deixando de lado o habitual bibe. Depois de alguns pormenores que os meninos escolheram para as pinturas faciais, organizamos uma "apresentação formal" das personagens das histórias, desfilando na passadeira vermelha ao som da música e das palmas dos amigos.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Máscaras de música
O carnaval já chegou à nossa sala há muito tempo.... A professora Sylvie já ensinou-nos algumas canções de carnaval, trouxe "máscaras de música" e, hoje fizemos um baile de máscaras!!!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
"O Pedro e o Lobo" - Leituras Partilhadas (Almofadas com histórias)
O pai Paulo e a mãe Catarina partilharam hoje connosco a história do "Pedro e do Lobo". O Pedro e o Miguel seguravam orgulhosamente as suas almofadas que ajudaram a contar a história com as personagens principais: o Pedro que era o pastor, o homem e mulher que o queria ajudar, o lobo e as ovelhas. Estas personagens e as almofadas foram construídas com feltro.
Aniversário do Pedro e Miguel
Muitos parabéns aos manos Pedro e Miguel que hoje fizeram 6 anos. Cantamos os parabéns na companhia da família que também colaborou nas "Leituras partilhadas - almofadas com histórias" e que de seguida iremos mostrar.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Cores e formas (II)
No registo anterior coloquei alguns pormenores de pinturas do Alexandre (5 anos) e do Francisco (3 anos). Hoje podemos observar a duas pinturas completas realizadas em atividade livre na nossa sala de pintura, com referências muito explícitas às máscaras, própria da temática carnavalesca que já começamos trabalhar.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Reconto da "Polegarzinha"
Com as imagens da "Polegarzinha" que a mãe da Maria construiu a Marta recontou aos amigos esta bonita história no quadro magnético. Colamos ímans nas doze imagens para que pudessem aderir ao quadro branco e, assim os meninos puderam acompanhar a sequência do conto que a Marta quis contar.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
"A Polegarzinha" - Leituras partilhadas (almofadas com histórias)
Hoje demos continuidade às "Leituras Partilhadas" com a família da Maria que nos trouxe a história da "Polegarzinha". A mãe Sandra recontou a história através de imagens, que a Maria ajudava a segurar; depois explicou como fez "a almofada com histórias" utilizando a técnica de transposição do desenho com químico para o pano que foi depois pintado com marcadores de tecido o que permite a lavagem da almofada. A professora e os meninos agradecem a participação e as imagens da história que ficam na nossa escola para depois fazermos novamente o reconto.

Aniversário da Maria
Muitos parabéns à Maria que fez hoje 5 anos. Os amigos desenharam na sua prenda que tem a uma personagem que a Maria gosta muito: "a Alice maravilhas". A Maria ofereceu aos seus amigos um envelope com um puzzle e um desenho para colorir da história da "Polegarzinha" pois foi esta a história que a mãe Sandra contou hoje aos meninos.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Cenário de neve
Terminamos o cenário com neve para colocarmos em exposição os bonecos que todos os meninos construíram. Para a construção deste cenário utilizamos diversos materiais que temos na sala e que, tal como os bonecos de neve, aproveitamos para reutilizar. Os materiais foram primeiro explorados a nível sensorial e fizemos diversas experiência nesta construção coletiva que envolveu todo o grupo de crianças.
Subscrever:
Mensagens (Atom)