sábado, 27 de abril de 2024

Exposição "Zeca nas Caldas" - escola primária de A-dos-Negros

Visitamos a exposição de fotografias de José Nascimento na escola primária, organizada pela Junta de Freguesia de A-dos-Negros. Estavam também patentes vários trabalhos dos Centros de convívio sénior e dos alunos do Alvito. O Sr. Heitor  e a Srª Nélia (executivo da Junta) ofereceram cravos a todos os meninos e adultos fazendo o convite aos presentes bem como às famílias para a festa do dia 25 de abril que se vai realizar no Grupo Desportivo. As crianças cantaram a canção da "Ronda do Soldadinho" um dos cantores presentes na exposição e mostraram-se muito interessados nos soldados e nos tanques que estavam nas fotos, fazendo observações sobre  os cravos nas espingardas. Agradecemos mais uma vez ao executivo da Junta de Freguesia pela ajuda na atividade com este gesto tão simples mas motivador e pela  simpática colaboração.











Dia Mundial do Livro - Biblioteca da Junta de Freguesia

A biblioteca da Junta de Freguesia de A-dos-Negros fica situada no edifício  da mesma instituição e bastante perto da nossa escola. Deste modo, de vez em quando fazemos uma visita para usufruirmos deste belíssimo espaço e dos seus livros, promovendo a sensibilização para os mesmos e para a tão necessária leitura. Às quarta-feiras a Ana Matos (biblioteca municipal) está a trabalhar na biblioteca em A-dos-Negros e, depois da devida articulação, promoveu uma sessão de leitura no âmbito do Dia Mundial do Livro  que se festejou no dia anterior. Depois da leitura da história "Se eu fosse um livro" de Jorge e André Letria, os meninos desenharam sobre a temática fazendo-se o respetivo registo que terá continuidade na nossa escola. Oferecemos à Ana, bem como à Cláudia e à Beatriz uma pregadeira do 25 de Abril e uma flor chupa-chupa pelo carinho com que sempre nos recebem e pela festa do 25 de abril que estamos a celebrar.












25 abril - cravos


Mais cravos, desta vez realizados pelos mais pequeninos que também participam na festa de abril.  















Cartaz do 25 abril

No País das Pessoas Tristes existiu um tesouro, há muito roubado a crianças e adultos: a LIBERDADE. Até que um dia se juntaram todos e encheram as ruas de cravos vermelhos, recuperando a alegria de viverem neste novo país chamado Portugal. "Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira" explica Manuel António Pina, pedindo-nos que guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração.

Na sequência da história "O Tesouro"  contada pela professora Eliana e a propósito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, elaboramos um cartaz coletivo que foi enviado para a exposição na escola Josefa de Óbidos. Este cartaz foi realizado com muita alegria e motivação pelas crianças mais crescidas que também exprimiram as suas opiniões sobre  a liberdade. 










sexta-feira, 26 de abril de 2024

Girassol moinho 🌻

 Enquanto os girassóis que semeamos não crescem arranjamos um muito divertido e bonito que captou a atenção de todos: um girassol moinho!! Entretanto o vento e a chuva estragou a espantalho Tampinhas e assim mudamos de local; estamos  a construir um vestido às flores com as muitas tampinhas  que os meninos trazem para a escola.







domingo, 21 de abril de 2024

Vamos plantar árvores - Associação de Pais do Alvito

 

A Associação de Pais da Escola do Alvito e Jardins de Infância (Gaeiras e A-dos-Negros) está a promover durante o mês de Abril a plantação de árvores nas escolas. Deste modo, em nome da Associação e em articulação com a educadora, o pai Luís veio à nossa escola conversar sobre as árvores e ensinar a plantar um medronheiro. Claro que a filha Júlia estava radiante ... Depois de aprendermos algumas coisas muito importantes sobre as árvores, e de sentirmos as folhas aveludadas de um carvalho, passamos para o espaço exterior, para a sombra do nosso imenso sobreiro, para todos os amigos colaborarem na tarefa da plantação. O pai Luís trazia um grande balde com terra (composto) e era necessário colocá-la no vaso onde o medronheiro, que é pequenino, irá ficar provisoriamente. Agradecemos pois à Associação de pais esta exemplar iniciativa tão importante ao nível pedagógico e ambiental. 













Horta - família da Madalena

 A família da Madalena veio ajudar-nos com a nossa horta que ainda estava por organizar. Este ano o tempo não permitiu começar mais cedo pois choveu bastante. Depois do Sr. António da Junta de Freguesia ter limpo e cavado o terreno, o pai Nuno preparou o espaço para se plantar couves, tomateiros, rúcula, espinafres e alfaces. Também com ajuda da mãe Sílvia que distribuías as plantas e as sementes pelas crianças, semeamos ainda favas, girassóis e feijão. Agora é preciso cuidar muito bem da horta para vermos as plantas crescer.