terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pijama - A caixa-livro!

Temos vindo a construir uma "caixa- livro" para algumas histórias enquadradas nos projetos que desenvolvemos. Estas "caixas" decoradas coletivamente, têm alguns materiais construídos pelas crianças,  pelos adultos e também oferecidos para poderem brincar com eles. É o caso do projeto do Pijama que agora foi enriquecido com o  jogo do Quincas, um dado novo e uns maravilhosos botões dourados!






segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O Dia do Pijama e as Famílias

O projeto do Dia do Pijama pressupõe uma estreita colaboração com as famílias e a comunidade e, sendo este o sexto ano de participação, sempre se verificou uma exemplar colaboração e contribuição para que esta  iniciativa se realizasse da melhor forma junto das crianças. Os mealheiros foram para casa e voltaram com as moedas para as crianças que precisam; todos vieram de pijama trazendo também "o corações de botões" a propósito da história "O Botão Invisível" e trouxeram também muitos botões para construirmos a "Árvore dos Sonhos".








domingo, 26 de novembro de 2017

Dia Nacional do Pijama


Um dia especial, diferente e muito divertido - um dia em que se comemora "A Convenção Internacional dos Direitos da Criança", um dia diferente, com pijama na escola, para colaborar na iniciativa para ajudar outras crianças e um dia muito divertido sempre a brincar!




A chegada à escola com a casinha dos mealheiros 

e "o coração de botões" construído em colaboração com a família!

O "Quadro das Presenças" foi preenchida!

Apresentação de outros amigos do pijama...

e dos corações que chegaram de casa!

A leitura muito atenta dos livros da coleção do pijama

As mantinhas que vieram de casa foram muito úteis!

Brincadeiras diferentes em espaços habituais.

A dança do pijama com ajuda do video-projetor.

Mais um capitulo da história do "Botão invisível" com as personagens no centro das atenções!

Uma loja!


terça-feira, 21 de novembro de 2017

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Imaginar a revolução!

Aqui está ele, o desafio proposto pela Cláudia Batista (Rede de Museus e Galerias de Óbidos) depois da visita à exposição PIM. Cada criança imaginou a sua revolução... "Coisas que nunca acontecem, nem ninguém viu..." começam a surgir, colocadas rápida e espontaneamente na folha de papel manteigueiro, com a utilização de diversas técnicas: marcadores, aguarelas, pastel seco e guache.
A imaginação e a criatividade à solta na nosso atelier de pintura - e que  grande revolução!









domingo, 19 de novembro de 2017

Fólio - visita à exposição do PIM

Em colaboração com a Drª Ana Calçada, coordenadora da Rede de Museus e Galerias de Óbidos visitamos a exposição de ilustração na Galeria Nova Ogiva. Como habitualmente enviamos o pedido de autorização para os encarregados de educação no qual fizemos já uma pequena abordagem à autora homenageada através da pintura de uma das personagens mais conhecidas desta autora: "o Tobias". A visita foi conduzida pela animadora Cláudia Batista que nos proporcionou grandes momentos de interação com jogos de descoberta da revolução e dos cheiros, das cores, das belíssimas ilustrações, das história e suas personagens e até das poesias e dos sonhos! Aceitamos o desafio da Cláudia para fazermos um trabalho sobre "a revolução"- vamos ver como cada criança vai imaginar a sua revolução! Agradecemos o apoio e a colaboração nesta visita que decorreu de forma excepcional!











quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Prendas de aniversário

O mês de setembro e outubro foi repleto de aniversários... por isso as prendas levaram mais tempo a fazer! Desta vez uma pequena tela com a fotografia tirada por mim e, no verso, as fotografias de todos os amigos deste ano letivo. Os desenhos foram realizados por dois amigos por cada tela com marcadores posca.





quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Corrida de joaninhas

Com as cascas de nozes que a Carolina Brás trouxe para a escola e com outras que já tínhamos também preparado construímos lindas joaninhas. Depois foi só organizar as corridas com as regras necessárias e decidir como elas iam correr (já que voar não podiam...)!