A atividade é de experimentação. Utilizamos os materiais que quisermos para colar. Papéis diferentes, rasgados ou recortados, tecidos... Depois pintar por cima com as cores preferidas utilizando um pincel largo usando também a cor branca para terminar. Criamos texturas e fizemos uma base para desenharmos.
terça-feira, 28 de abril de 2015
sexta-feira, 24 de abril de 2015
25 de Abril - a festa da Liberdade
Porque amanhã é um dia muito especial para o nosso país e para A-dos-Negros onde se festeja este dia, a conversa de hoje no grande grupo foi sobre a Liberdade e a festa do 25 de abril. Uma longa mas atenta conversa, onde aprendemos porque se festeja este dia especial e onde as crianças participaram ativamente com as suas vivências, relacionando o que vêm e o que sentem quotidianamente, nomeadamente nas notícias. Depois, o silêncio surge... o olhar incrédulo quando começam a relacionar as imagens das pessoas que fogem nos barcos e morrem pois nos seus países há guerra; com as imagens da guerra noutros países porque depois... as pessoas não podem ir passear, ir ao parque ou à biblioteca porque podem morrer...
No cartaz coletivo as frases que acompanham os desenhos são elucidativas sobre o que conversamos e aprendemos, sobre os sentimentos e preocupações que se instalaram mas também sobre algumas conclusões, como por exemplo: "É bom ter paz e sermos amigos!"
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Dia Mundial do Livro
"Apetece chamar-lhes irmãos,
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a ri
e o D. Quixote a sonhar,
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginas das suas mãos."
José Jorge Letria
Poesia para todo o ano (antologia)
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Mexer na terra
Plantar e desenhar uma árvore, semear girassóis e pintar flores, cuidar das plantas, ... brincar na relva. É assim o nosso quotidiano, um pouco à margem de comemorações!
terça-feira, 21 de abril de 2015
"A maior flor do mundo"
"A maior flor do Mundo" é uma história do escritor José Saramago, o nosso Nobel da Literatura. Através de uma curta metragem, disponível no youtube, apresentamos este bonito conto que serviu de inspiração, para a atividade plástica que fizemos com a temática das flores. A Marta trouxe-nos depois o seu livro e voltamos a recortar a história com as lindíssimas ilustrações de João Caetano.
domingo, 19 de abril de 2015
Matrículas Pré-Escolar e 1º ciclo 2015-2016
Para todos os pais, tendo em atenção os prazos e documentos para a matrícula para o Jardim de Infância. A matrícula é obrigatória para o 1º ciclo apenas para as crianças que completam os 6 anos até 15 de setembro. Para ver o documento maior clicar na imagem.
Visita à Escola dos Arcos
No âmbito da articulação com o projeto Crescer Melhor realizamos na sexta-feira uma visita à Escola dos Arcos em Óbidos para dar continuidade à atividade com o barro / azulejo iniciada no ATL em A-dos-Negros. Assim, depois do lanche no grande refeitório dos Arcos, estivemos no atelier de cerâmica com o animador João Jorge, o animador Cláudio, a animadora Cristina e a animadora Sílvia para fazer a pintura com azul cobalto dos azulejo já chacotados. Vimos ainda o forno de cerâmica onde os azulejos irão ser cozidos.
terça-feira, 14 de abril de 2015
Flores (colagens e pinturas)
O grupo dos meninos de 3 e 4 anos andam muito entusiasmados com as suas atividades onde já se revelam muito autónomos. As árvores e as flores da Primavera são a temática de momento.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Chegou a Primavera (II)
Ao redor da pereira, no espaço exterior da nossa escola, observamos, colocamos questões, pensamos, aprendemos.... "E porque é que a nossa pereira está tão linda?", "porque está cheia de flores... porque já chegou a Primavera!"
Chegou a Primavera!
A nossa escola fica num sítio privilegiado - à nossa volta a natureza em flor... chegou a Primavera!
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Sementes
terça-feira, 7 de abril de 2015
Horta - plantar e semear
Antes da interrupção da Páscoa tivemos oportunidade de plantar algumas couves e semear courgettes na nossa horta. De regresso à escola estivemos a observar que as couves não estão assim muito bem, fruto do muito vento que se fez sentir e as courgettes... bom, vamos ver se nascem, por ora, ainda nada!
Subscrever:
Mensagens (Atom)