quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Sara vai ter uma mana

A mãe da Sara está grávida e vai, brevemente, ter uma bebé.  Hoje veio à nossa escola contar-nos uma história (Leituras Partilhadas) e fazer uma atividade. Depois da história "À Espera de um Irmãozinho" surgiram algumas perguntas que a Sr.ª Célia respondeu, como por exemplo: 
"Porque é que as mães têm que ir ao hospital tirar os bebés?" (Diogo Pereira); "Porque é que o mano estava a mexer dentro da barriga?" (Guilherme P.); "Porque é que a Maria mandou o urso chateada?" (Inês); "Porque é que os bebés mamam quando nascem?"(Mariana).
Depois da história e das perguntas a mãe da Sara mostrou aos meninos como se dá banho, se vestem e penteiam aos bebés. Estiveram todos com muita atenção, parecia mesmo a sério, com a água e o champô... Ainda tivemos tempo de fazer duas danças que foram seguidas de uma surpresa final com um lanche delicioso.
                                 Agradecemos à mãe da Sara esta bonita atividade .









quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jogo de cartas

O jogo de cartas está na moda. O Diogo conseguiu entusiasmar os amigos com as suas cartas e ensiná-los a jogar à "Bisca". Os espaços improvisados são vários e todos jogam muito satisfeitos, mesmo os meninos de 3 anos, contagiados pelo empenho e determinação  do "jogador chefe"!






terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Salsa e couves da nossa horta

Aproveitando o sol do dia de hoje e depois da hora do conto, estivemos no espaço exterior em atividades livres com as bolas, os triciclos, os escorregas.... Neste momento a nossa horta tem pouca coisa, mas mesmo assim está bonita com as suas grandes couves, a salsa e as couves de Bruxelas a espigar. O Diogo, que é bastante alto, precisou de esticar-se para chegar á couve (tarefa facilitada pois ela estava tombada...) Apanhamos alguns dos grelos das couves e salsa que fizemos em raminhos para alguns meninos levarem para casa. A Mariana disse que a salsa era boa para pôr no "Bacalhau à Brás".






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resumo coletivo do "Pedro e o Lobo"

Hoje fizemos o resumo coletivo da história "Pedro e o Lobo" que iremos colar na contra capa da caixa-livro e do qual apresentamos apenas o início. Mostramos também alguns desenhos individuais sobre as personagens da mesma história.


“O Pedro vivia com o avô na sua casa, mais o gato, o pato e o passarinho. 
Eles eram amigos.
O avô disse que o Pedro não podia ir para a floresta porque andava lá um lobo à solta e era muito perigoso. 
O Pedro foi buscar a chave porque o avô estava a dormir e conseguiu ir para fora para o gelo brincar com os amigos.
O gato queria apanhar o pássaro e o pato porque estava com fome. Depois apareceu o lobo e o Pedro ficou de boca aberta mas, foi buscar rápido uma corda ao quintal do avô". (...)









sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Livro-caixa "Pedro e o Lobo"

O livro-caixa que organizamos no âmbito do projeto "Pedro e o Lobo" contém alguns materiais construídos pelas crianças e outros que vamos recolhendo de modo a constituir uma "mala pedagógica" que irá depois percorrer a casa dos meninos e das meninas. As personagens principais da história foram desenhadas e transformadas em fantoches que hoje deram origem a uma sessão espontânea de teatro. Os cartões dos instrumentos musicais poderão ser utilizados como jogo juntamente com as personagens. 

O lobo, o Pedro e o avô.
O pássaro, o gato e o pato.
Os caçadores.




quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Caixa de contagens

Continuamos com o projeto do "Pedro e o lobo" construindo as personagens principais da história. Paralelamente, com a organização de dois grupos de crianças,  trabalhamos alguns conteúdos na área da matemática utilizando a caixa de contagens. A atividade foi feita a pares no grupo do 4/5 anos e individualmente no grupo dos 3 anos. A caixa de contagens que utilizamos permite a realização das atividades numéricas de 1 a 5 com  inúmeras fichas  organizadas em 6 séries, animais de madeira e fichas redondas de plástico.





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Pedro e o lobo"

A Sofia trouxe-nos um livro do "Pedro e o lobo", a história infantil contada através da música, composta por Sergei Prokofiev em 1936. O famoso compositor escreveu esta história com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Depois da história da Sofia (coleção "Ler é crescer", Verbo) vimos o filme da Disney (1946), a partir do You tube, versão portuguesa narrada pela atriz Eunice Muñoz. Como os instrumentos de sopro utilizados são difíceis de distinguir (para esta faixa etária) elaborei um PowerPoint com as personagens da história e os respetivos instrumentos que os representam a partir das ilustrações de Josef Palecek (1992, editora Civilização). Elaborei também uma atividade prática de conjunto para a aprendizagem / consolidação desta atividade. Hoje pudemos ver uma outra versão, completamente diferente, criada por Suzie Templeton, vencedora do Annecey Cristal no Festival de animação. 


  https://www.youtube.com/watch?v=s217iY_Av2M (1ª parte)
https://www.youtube.com/watch?v=OrLdpryXj-U (2ª parte)











terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Brincadeiras

Na sala de atividades, com bom espaço e materiais, as brincadeiras continuam...








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Colagens com serpentinas

O Carnaval já terminou mas, na nossa sala, vamos dedicar-lhe um pequeno espaço para nos lembrarmos das atividades tão bonitas que realizamos. A última atividade sobre esta temática centrou-se sobre o aproveitamento das serpentinas e confetes que utilizamos para decorar a sala. Cada criança colou, numa folha de papel manteigueiro, as fitinhas e bolinhas de forma livre e espontânea, atribuindo no final um título ao trabalho realizado. O grupo de três anos complementou a atividade com expressão gráfica.



"A menina no Carnaval"

"Caracol"

"A casa enfeitada"

"O cavalo"

S/ título

"O autocarro"