quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Elmer", o elefante aos quadradinhos

A Mariana trouxe para a escola a história do "Elmer", um elefante muito diferente pois é todo aos quadradinhos.  David Mackee (1935) é o autor e ilustrador desta divertida personagem  e de muitas outras histórias infanto-juvenis, sendo famoso em todo o mundo. A partir desta história e de uma outra que vimos no vídeo projetor ("Elmer e o ursinho perdido") estamos a explorar alguns conteúdos e a  desenvolver atividades das quais, partilhamos apenas alguns exemplos.








quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dossier das canções e lenga-lengas

No espaço dedicado à reunião de grupo / histórias e junto aos livros temos 2 dossiers: o das canções e o das lenga-lengas (este último inclui também as poesias). Nestes dossiers vamos colocando as canções, lenga-lengas ou poesias que vamos aprendendo ao longo do ano e que são ilustradas individual ou coletivamente. As crianças utilizam os dossiers de forma autónoma e muitas vezes juntam-se em pequenos grupos partilhando as paginas que estão protegidas por bolsas plásticas. Em grande grupo, são utilizados como atividade orientada, em que a criança escolhe a canção (poesia ou lenga-lengas) que vai cantar para os amigos. Ao longo dos anos os dossiers vão  acumulando uma variedade muito grande de recursos, com lindas ilustrações que as crianças gostam de consultar, recordando também os amigos que foram para outras escolas.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atividades no computador

Os dois computadores da sala estiveram hoje muito ocupados com os novos jogos. Enquanto um deles utilizava um CD da "Aprendilândia" (uma coleção de 2002) o outro utilizava os jogos online da Junior a partir do nosso blogue Girassol. Estas ligações, que foram colocadas recentemente, facilitam  a autonomia das crianças mais novas para acederem aos jogos, a partir do blogue, bem como podem ser partilhadas em casa com a família.
Entretanto, a preparação do carnaval já começou. Uma mãe foi comprar os tecidos, a Carolina (assistente operacional) fez os moldes e desenhou todos os fatos. Hoje, mais duas mães ajudaram a terminar o que faltava para que os fatos fossem para casa com as informações necessárias registadas na caderneta escolar. Na próxima semana vamos desenvolver esta temática e preparar o desfile de carnaval  no Complexo do Alvito.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma tarde com sol

Com um inverno tão chuvoso as brincadeiras estão mais confinadas aos espaços interiores. Felizmente, hoje estava um lindo dia e pudemos aproveitar um pouco de sol no espaço exterior da nossa escola e utilizar os triciclos, as bolas e outros brinquedos que não eram utilizados há muito tempo.







sábado, 26 de janeiro de 2013

Roupa de inverno

Continuamos com as atividades sobre o inverno. Os mais pequeninos representaram a chuva depois de rasgarem e colarem pedacinhos de papel. Com o grupo dos 4 / 5 e 6 anos trabalhamos a roupa de inverno, começando com jogos de palavras seguido de uma atividade de recorte e colagem de várias peças de vestuário que usamos no inverno.  Depois de prontos os trabalhos foram colocados no painel da sala.







quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Atividades de expressão física e motora

Durante o 2º e o 3º período realizamos as atividades complementares de expressão física e motora no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros. A atividade de adaptação ao meio aquático (natação) foi desenvolvida apenas no 1º período.  O professor Rui, desloca-se todas as quintas-feiras a A-dos-Negros e  irá desenvolver as atividades até final do ano letivo. Depois de vestirem os casacos e pegarem nos saquinhos das sapatilhas vamos para o salão e enquanto um grupo desenrola o tapete os meninos vão calçando as sapatilhas da ginástica. Quando as atividades terminam, voltam a enrolar o tapete, a guardar as sapatilhas nos saquinhos e regressamos à nossa escola.







quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O globo terrestre

A propósito do inverno, do tempo muito frio, da chuva e da neve (que não temos em A-dos-Negros) exploramos o globo terrestre para identificar  os locais que têm sempre gelo / neve. Aproveitamos para situar o nosso país "tão pequenino" e em forma de retângulo. Concluímos o cartaz do inverno que se vai juntar aos trabalhos de ontem que ficaram expostos na entrada da nossa escola.




Bonecos de neve

Depois de um fim de semana tão tempestuoso, com muitas notícias que os meninos traziam de casa sobre a falta de luz, as árvores que caíram, o barulho do vento tão forte... o inverno foi a temática dominante, que iremos dar continuidade durante mais alguns dias. Realizamos pinturas, utilizando técnicas diferentes, rasgagens e colagens representando as árvores no inverno, a chuva e a neve. Vimos também o lindíssimo filme do "Snowman" (clicar na imagem para visualizar) e começamos a aprender a poesia do "Inverno bateu à porta".








sábado, 19 de janeiro de 2013

Matemática (sinal de mais e igual)

No quadro branco utilizamos os sinais magnéticos de mais e igual e os números até 5 para realizarmos algumas operações básicas de contagens de modo a introduzirmos estes dois sinais.  Para representar as quantidades utilizamos ainda pequenos imãs circulares que ajudaram nas contagens para os mais pequeninos. Numa folha A4 fizemos a sistematização das aprendizagens com a representação dos conjuntos, respetivas quantidades que cada um selecionou (alguns com ajuda de pequenas peças de jogos),  bem como dos algarismo e o sinal de mais e igual. As crianças de 3 anos escolheram imagens para colarem e contarem nos dois conjuntos, iniciando assim a identificação do número associado à quantidade.  As tarefas terminaram com a arrumação do trabalho no dossier individual.








sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reunião de Pais

Na terceira reunião formal de Pais realizamos a entrega das avaliações do primeiro período e prestamos  diversas informações sobre a dinâmica das atividades no nosso Jardim de Infância. O Carnaval aproxima-se e com ele a necessária organização para a participação das crianças no desfile que irá ser realizada em colaboração com os pais e enquadrada na temática do Complexo Escolar do Alvito, este ano dedicada ao Cinema. 


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os 5 sentidos


Hoje, depois da Atividade Complementar de Música, continuamos com a temática dos cinco sentidos através da exploração de um PowerPoint (clicar  na imagem para visualizar).  De seguida, o grupo dos 4 / 5 anos desenharam numa folha A4 amarela um menino ou menina para identificarem os 5 sentidos. Os pequenos quadradinhos com o desenho do nariz, do olho, da orelha, da mão e da boca foram recortados, colados e ligados às respetivas partes do corpo desenhadas pelas crianças.