sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Caracol, caracol...

Depois do almoço no ATL os meninos trouxeram  para a sala um grande caracol. De mão em mão, em cima de folhas de eucalipto, todos observaram muito bem o caracol, exceto as crianças que, com receio,  não o quiseram por perto. "Que nojo, fez cocó", dizia uma menina, ou "Não tem olhos, onde está a boca?"... Depois das explicações, muitas observações e comentários, cantamos a canção do "Caracol Molengão" e fizemos muitos caracóis com a plasticina,  enquanto o bichinho foi dar um passeio para a nova relva do jardim.







quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aniversário da Diana


Hoje celebramos mais um aniversário: a Diana fez 4 anos e cantamos os parabéns com os seus pais.






terça-feira, 25 de setembro de 2012

Milho e feijão da nossa horta

Este inicio de Outono promete chuva. Decidimos recolher o milho e o feijão da nossa horta, que já estavam bem secos. Primeiro conversamos sobre o milho e abrimos uma maçaroca que causou alguma  surpresa e muitos sorrisos nos meninos. Como o chão estava muito seco, o milho foi mais difícil de apanhar do que o feijão mas todos colaboraram e rapidamente tudo estava pronto. Um dia destes faremos uma míni desfolhada para completar a atividade.








segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Leite e bolinhos

Hoje o Lucas fez uma surpresa aos amigos. À tarde, na hora do leite escolar, enquanto os meninos se organizavam na cozinha, o Lucas preparou os bolinhos na sala de atividades. Depois... surpresa!!! Os olhos abriram-se, batemos as palmas e agradecemos ao Lucas que distribuiu os queques a todos os meninos.




domingo, 23 de setembro de 2012

Areia nova

Há muito que esperávamos pela mudança da areia do espaço exterior da nossa escola.
Em colaboração com a Associação de Pais que adquiriu a areia certificada, um grupo de voluntários reuniu-se hoje bem cedo para levar a cabo esta pesada tarefa. A caixa de areia ficou depois tapada com uma cobertura que aguardava na despensa há seis anos, de modo a que as folhas das árvores ou os gatos, que costumam saltar a rede, não sujem a areia. Depois deste excelente trabalho em equipa, um cafézinho e bolos alegrou a manhã, que adivinhava chuva, e encerrou a atividade.





sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um pequeno passeio

Depois do lanche da manhã, organizamos um pequeno passeio para recolher alguns materiais na natureza, aproveitando o bom tempo neste bonito inicio de Outono. Pelo caminho observamos as flores das trepadeiras, ouvimos e vimos os cães  da casa da vizinha, conversamos com a Srª Rosália, com a Srª Maria e com a avó da Diana.  Vimos um grande camião com uma escavadora e um trator, carregado com uvas, a passar e descansamos um pouco no cruzeiro. Como a avó da Diana convidou os meninos para andar de baloiço e brincar no jardim, o nosso passeio terminou na casa da professora Clarisse. As  brincadeiras foram muitas, a alegria também e só regressamos à hora do almoço.






Piquenique de uvas

A mãe da Matilde trouxe uvas para oferecer aos meninos da escola.
Durante  estes dias o calor tem sido muito e, nada melhor, do que um piquenique à sombra dos chorões para poder saboreá-las.
A Matilde ficou muito feliz por partilhar as uvas, numa linda roda de amigos e, a pouco e pouco, vamos aprendendo a conhecer os novos amigos e ajudá-los na sua adaptação.





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aniversário do Alexandre








O Alexandre foi o primeiro menino a fazer anos neste inicio de atividades, que tem sido muito animado. Cantamos os parabéns pelos seus três aninhos em conjunto com os 22 colegas e a sua família, em redor da mesa grande, na sala de atividades.



Inicio de atividades

O primeiro dia chegou, com muita alegria e saudades para as crianças que puderam encontrar os amigos. Para os meninos e meninas que vieram pela primeira vez, acompanhadas pela família, algum choro mas também muitas novidades para descobrirem. Ao fim da manhã, já tudo estava mais calmo ouvindo com muita atenção a história "Vamos nadar, Baltazar"! 






domingo, 16 de setembro de 2012

Olá!

Bem-vindos ao novo blogue do Jardim de Infância de A-dos-Negros.
Desde Setembro de 1999 que o "Girassol" faz parte do quotidiano pedagógico do Jardim de Infância de A-dos-Negros.  Este jornal,  depois de 50 números em suporte de papel,  irá ser transformado  em  blogue, procurando manter os objetivos inicialmente estabelecidos não só com as crianças como também com os encarregados de educação e famílias. Para estes últimos e para a comunidade educativa em geral espero contar com a colaboração e participação, contribuindo não só para a articulação escola/família como para promover a troca de experiências do trabalho realizado, valorizando e dando visibilidade ao trabalho desenvolvido na educação Pré-Escolar.