Quando chove não podemos ir fazer as atividades de Educação Física com o professor Bruno ao Grupo Desportivo. Assim, os meninos ajudam a arrumar a sala, retirando as mesas e as cadeiras para a sala da pintura, para podermos fazer as atividades físicas.
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
Saquinhos para o Pão-por-Deus
O Pão-por-Deus está a chegar e os paninhos para fazer os saquinhos já foram para casa dos meninos que frequentam pela primeira vez a nossa escola. Para as outras crianças falta só relembrar as famílias que precisamos dos saquinhos para no dia 31 irmos pela aldeia cumprir a tradição. Entretanto vamos brincando com os paninhos aos quadradinhos!!
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Semana da alimentação - pão!
Para encerrar esta semana dedicada à alimentação saudável fizemos pão na escola. Desta vez foi a animadora Catarina que veio à nossa cozinha amassar o pão. Durante a hora de almoço o pão ficou a levedar e depois foi cozido no nosso pequeno forno elétrico. Enquanto isso fizemos uma pequena caminhada à fazenda ao lado da escola para apanhar bolotas e medronhos e desenhamos nos saquinhos para levar uma bolinha de pão para casa. Ao lanche, depois do leite escolar, cada menino colocou marmelada (que também fizemos esta semana) no pãozinho para comer.
Aniversário do Guilherme
Semana da alimentação - sobremesa com lagartinha!
Em articulação com as animadoras Sílvia e Catarina (ATL do Jardim de Infância) realizamos as sobremesas de hoje na continuidade da exploração temática da alimentação saudável e da história da "Lagartinha Comilona". Nas instalações do ATL, onde as crianças almoçam, foi preparada e organizada esta divertida atividade, com as crianças a construírem (e a comerem!!) a personagem da história com diversas frutas e um vegetal também em articulação com as famílias que providenciaram as frutas.
Semana da alimentação - atividade sensorial
Um material simples, económico e muito versátil pedagogicamente.... um grande divertimento que certamente continuou em casa pois cada criança levou num saquinho de plástico a massa de farinha que cada um amassou.
Dia Mundial da Alimentação
Como à terça-feira temos aula de música, articulamos com o professor Fernando que nos trouxe uma nova canção sobre esta temática e que aprendemos muito facilmente. Agradecemos à colega Helena Aires (J.I. da Usseira) que nos facultou esta canção que a nossa lagartinha mascote desta semana acompanhou com muito interesse. A melodia é muito fácil e conhecida de todos (Frère Jacques)o que nos facilitou a aprendizagem.
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Semana da alimentação - A Lagartinha...
Iniciamos a Semana da Alimentação com a história da "Lagartinha Comilona" de Eric Carl. Depois, a partir das perguntas das crianças fizemos algumas exploração temáticas quer da metamorfose das lagartas, quer dos frutos, quantidade e sequência temporal utilizando o desenho no quadro branco. Segui-se o registo das crianças quer no desenho quer na construção tridimensional com a divisão em 2 grupos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















































