segunda-feira, 18 de março de 2019

"A Baleia" registos

"O Noé tem o pai que era pescador. O pai com o Noé foram pôr a
baleia ao mar porque elas gostam do mar e vivem no mar."

"A história da baleia foi maravilhosa, gostei de ver o Noé ao pé dela."

"O Noé foi amiguinho da baleia e a história foi muito importante e a baleia salvou-se."

"O Noé levou a baleia para casa. Ele foi muito simpático e amigo."

domingo, 10 de março de 2019

"A Baleia" de Benji Davies

"A Baleia", livro vencedor do prémio Oscar's First Book 2014 e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura tem vindo a ser trabalhado por todas salas dos Jardins de Infância do Agrupamento Josefa de Óbidos, no âmbito do projeto LER + MAR, coordenado pelo professor Luís Germano (coordenador das Bibliotecas Escolares). Foram adquiridos alguns livros pelo Agrupamento que circulam agora pelas salas. Posteriormente, com o resultado das atividades desenvolvidas nos Jardins de Infância irá ser organizada uma exposição enquadrada no Festival Torrente. 








sábado, 9 de março de 2019

Animais do mar

A partir dos pratos de papel, muitos animais marinhos começaram a aparecer... claro que os peixinhos forma os mais requisitados, mas também houve meninos que duplicaram os seus animais!!!








Cartaz do "Ler + MAR" da nossa escola

Este é o cartaz  da nossa escola para identificar o projeto e a temática que estamos a trabalhar, como já referimos quando apresentamos o planisfério.  A partir de uma atividade que a Iara desenvolveu no ano anterior,   complementamos o trabalho que irá ser colocado no cenário que estamos a construir com muitos, muitos animais marinhos!






quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Higiene oral - "Estojo do meu sorriso"

A higienista oral Sabina Ramalho esteve connosco e, mais uma vez tentamos não esquecer as regras e a importância da higiene oral. Depois da exemplificação da escovagem correta, do filme do "Dr. Coelho dentolas à volta do mundo", cada criança recebeu um conjunto de lavagem dos dentes "Estojo do meu Sorriso" para levar para o ATL onde, depois do almoço, todos escovam os dentes.
Agradecemos à Drª Sabina a sua simpática colaboração bem como ao Centro de Saúde se Óbidos nesta atividade de sensibilização.










quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Da nossa terra... vamos conhecer o sr. Vitor Mata!

Na 2ª feira recebemos a visita, o Sr. Vitor Mata!  Para o conhecermos os meninos e as meninas, sentados em grande roda, fizeram muitas perguntas (algumas com um pouco de ajuda, claro)! O sr. Vitor foi explicando e depois, com a curiosidade dos meninos focada para os dois sacos que ele trazia, passou para os instrumentos musicais e para as várias musicas que seguidamente tocou. No fim todos fizeram um desenho que mostraram ao sr. Vitor. Combinamos ainda uma visita à sua casa.
Esta atividade foi organizada em articulação com o "Crescer Melhor" com as animadoras Catarina e Sílvia, à qual daremos continuidade no âmbito do "Story Center".








quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Saúde ambiental - Centro de Saúde de Óbidos

Mais uma vez a Lola Monteiro (técnica saúde ambiental - Centro de Saúde de Óbidos) veio à nossa escola falar dos perigos que podem existir nas nossas casa e nas escolas e na forma como devemos fazer a prevenção principalmente com as crianças pequenas. Numa próxima vez iremos ver os perigos que existem no espaço exterior em conjunto com a Proteção Civil de Óbidos.
A Lola falou-nos ainda do ciclo da água através de um lindo livro pop up e dos cuidados a ter e da poluição do ambiente bem como da importância de consumir a água da torneira utilizando o kit de análise comprovando que é muito boa para se beber.










terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Ler + MAR - mapa do mundo

Temos vindo a explorar o mapa de Portugal, o globo terrestre, a situar alguns dos países de que falamos o ano passado (relacionado com as histórias e os amigos que foram para o 1º ciclo)... e chegamos ao mapa do mundo pois é "mais fácil ver os países todos e os enormes oceanos...". Um projeto que demorou algum tempo pois usamos uma técnica muito divertida para o desenhar de forma a que todas as crianças pudessem participar. Deste modo iniciamos também o enquadramento na temática do Ler + Mar em articulação com todos os jardins de Infância e com as Bibliotecas do Agrupamento.