Em articulação com as animadoras Sílvia e Catarina (ATL do Jardim de Infância) realizamos as sobremesas de hoje na continuidade da exploração temática da alimentação saudável e da história da "Lagartinha Comilona". Nas instalações do ATL, onde as crianças almoçam, foi preparada e organizada esta divertida atividade, com as crianças a construírem (e a comerem!!) a personagem da história com diversas frutas e um vegetal também em articulação com as famílias que providenciaram as frutas.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Semana da alimentação - atividade sensorial
Um material simples, económico e muito versátil pedagogicamente.... um grande divertimento que certamente continuou em casa pois cada criança levou num saquinho de plástico a massa de farinha que cada um amassou.
Dia Mundial da Alimentação
Como à terça-feira temos aula de música, articulamos com o professor Fernando que nos trouxe uma nova canção sobre esta temática e que aprendemos muito facilmente. Agradecemos à colega Helena Aires (J.I. da Usseira) que nos facultou esta canção que a nossa lagartinha mascote desta semana acompanhou com muito interesse. A melodia é muito fácil e conhecida de todos (Frère Jacques)o que nos facilitou a aprendizagem.
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Semana da alimentação - A Lagartinha...
Iniciamos a Semana da Alimentação com a história da "Lagartinha Comilona" de Eric Carl. Depois, a partir das perguntas das crianças fizemos algumas exploração temáticas quer da metamorfose das lagartas, quer dos frutos, quantidade e sequência temporal utilizando o desenho no quadro branco. Segui-se o registo das crianças quer no desenho quer na construção tridimensional com a divisão em 2 grupos.Marmelos e marmelada!
Está a chegar muita fruta à nossa escola. Primeiro foram os marmelos, uma fruta de outono que é preciso utilizar porque se estraga muito rapidamente. Assim, como habitualmente fizemos marmelada, com todos os meninos a participar primeiro numa tarefa que adoram (lavar os marmelos com água quentinha) e depois a fazerem as etiquetas.
Educação Física - atividade complementar
Já iniciamos a atividade Complementar de Educação Física no Grupo Desportivo e Recreativo de a-dos-Negros com o professor Bruno, todas as quartas-feiras às 11.00 horas. Neste dia, tal como já foi pedido na reunião, as crianças precisam de trazer roupa adequada! As sapatilhas ficam nos saquinhos identificados e pendurados nos cabides do corredor de entrada na escola.
Outono com puzzles!
O Outono chegou, primeiro de mansinho, ainda com muito calor, parecia Verão! Mas depois... com vento, muito vento e chuva. Na nossa sala este ano decidimos fazer reciclagem no Outono e as peças de puzzles que não usamos há muito tempo (por vários motivos) serviram perfeitamente para fazer de folhas. Os troncos das árvores foram pintados com guache e os lápis de pastel seco ajudaram a criar o ambiente outonal com uma linda mistura de cores que cada criança escolheu.
domingo, 14 de outubro de 2018
Música e instrumentos... coloridos!
Este ano letivo voltamos a ter professor Fernando Lino na Atividade Complementar de Música que se realiza todas as terças às 11.00 horas. Como o Dia Mundial da Música (1 outubro) se realizou à segunda-feira, iniciamos as atividades com a experimentação de alguns instrumentos (novos) e, através do desenho em folhas de musica impressas as crianças representaram o seu instrumento (da escola) preferido. Na terça, e depois da aula do professor demos continuidade ao trabalho iniciado colocando cor (tinta e pastel seco) e identificando os instrumentos.
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Prendas de aniversário
Este ano continuamos com as telas mas desta vez mais pequeninas e com um cavalete. As crianças fazem um desenho livre, mas também pequenino, à volta da fotografia do aniversariante. Neste mês de setembro e outubro, repleto de aniversários, foi fácil gerir a participação e a quantidade de desenhos, pois todos querem fazer o desenho para os amigos. É bom aprender a partilhar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















































