sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Frutos de outono II

Aqui estão as quatro técnicas que utilizamos para representar  alguns dos frutos de outono que os meninos escolheram: colagem, aguarela, desenho a marcador e desenho a carvão (grafite).







quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Frutos de outono

A nossa romanzeira deu muitas romãs e, juntamente com outros frutos que os meninos vão trazendo para a escola podemos desenho-los ao vivo e com várias técnicas. As romãs foram pintadas com aguarela e as nozes desenhadas com marcador em papel manteigueiro.






segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"A Terra Treme"

Hoje foi assim,  na nossa escola, à semelhança do que aconteceu em todas as outras do nosso concelho, bem como a nível Nacional.









"Lagartinho comilona" - muitos frutos

A partir da organização de uma atividade de grupo sobre os frutos que a "Lagartinha comilona" comeu durante uma semana, cada criança escolheu os frutos para desenhar e pintar. Depois organizamos outra atividade de separação e contagem dos frutos bem como a identificação com o algarismos correspondente. Todos os frutos foram depois para ao pé da Lagartinha no placard da entrada da escola.








quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Pão-por-Deus

Chegou o Dia do Pão-por-Deus e todos os meninas trouxeram um saquinho e também muitas, muitas coisas para partilhar com os amigos! Este ano, o dia esteve chuvoso e frio por isso não saímos à rua... mas o "pão-por-Deus" veio ter connosco, à nossa escola - as famílias foram muito simpáticas e generosas e assim pudemos fazer uma representação: cada criança, com o seu saquinho, foi bater à porta das vizinhas (a Carolina na casinha das bonecas e a professora Idalina na loja) a pedir: "Ó vizinha, dá pão-por-Deus  se faz favor?"  Também algumas avós e mães vieram à nossa sala partilhar mais algumas guloseimas e frutos secos. Foi muito divertido e mais uma vez cumprimos a tradição em A-dos-Negros.












Educação Física na sala do Jardim de Infância

Quando chove não podemos ir fazer as atividades de Educação Física com o professor Bruno ao Grupo Desportivo. Assim, os meninos ajudam a arrumar a sala, retirando as mesas e as cadeiras para a sala da pintura, para podermos fazer as atividades físicas.






Saquinhos para o Pão-por-Deus

O Pão-por-Deus está a chegar e os paninhos para fazer os saquinhos já foram para casa dos meninos que frequentam pela primeira vez a nossa escola. Para as outras crianças falta só relembrar as famílias que precisamos dos saquinhos para no dia 31 irmos pela aldeia cumprir a tradição. Entretanto vamos brincando com os paninhos aos quadradinhos!!  






sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Semana da alimentação - pão!

Para encerrar esta semana dedicada à alimentação saudável fizemos pão na escola. Desta vez foi a animadora Catarina que veio à nossa cozinha amassar o pão. Durante a hora de almoço o pão ficou a levedar e depois foi cozido no nosso pequeno forno elétrico. Enquanto isso fizemos uma pequena caminhada à fazenda ao lado da escola para apanhar bolotas e medronhos e desenhamos nos saquinhos para levar uma bolinha de pão para casa. Ao lanche, depois do leite escolar, cada menino colocou marmelada (que também fizemos esta semana) no pãozinho para comer.