quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Maçãs e ...tintas (II)

"As abóboras zangadas porque não há gelados" - André 

"Um jardim com borboletas e uma menina" - Luísa

"Um menino a semear feijões" - João

"Uma festa de borboletas" - Marta

Maçãs e... tintas!

A primeira parte da atividade centrou-se na preparação das tintas que foram colocadas em 3 pratos  com as cores verde, amarela, laranja e vermelha. Seguidamente utilizamos metades e quartos de maçã que tínhamos apanhado na véspera e exploramos a carimbagem de forma livre em grandes folhas de papel manteigueiro e também 2 carimbos de maçãs em folhas de papel A4.  
Depois de bem secos os carimbos de maçãs a proposta foi a de transformar aquelas marcas da maçã noutras coisas. Utilizamos apenas os marcadores na folha A4 e depois, na grande folha, a técnica mista com colagens de papel de seda e desenho terminando com o registo do título do trabalho que apresentamos na publicação seguinte.






Apanhar maçãs

Mais um dia dedicado às colheitas de outono. Desta vez apanhamos maçãs, sentimos o peso, os cheiros e depois... saboreamos. Que delícia, estas maçãs!!





sábado, 26 de setembro de 2015

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Colheitas de outono

É tempo de colheitas na nossa horta. Este ano o milho cresceu bem e presenteou-nos com algumas maçarocas que as crianças desfolharam - umas mais pequenas do que outras mas chegou para todos ficarem com uma. Também apanhamos o feijão seco; cada menino aprendeu a tirar a casca para pôr os pequenos feijões dentro de uma tigela.  Amanhã há mais colheitas!







quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tempo de adaptação e de rotinas

Terminado o 3º dia, deste novo ano letivo, a adaptação prossegue ainda de forma instável para algumas das crianças mais pequeninas mas com já com ótimos progressos.  A forma como têm decorrido as rotinas básicas, como por exemplo o acolhimento com a canção do "Bom dia", a marcação no quadro das presenças, a higiene, a alimentação... bem como outras pequenas atividades  são um bom exemplo destes progressos. 




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

1º dia de atividades 2015

Hoje foi um dia cheio de novidades, emoções e surpresas para os mais pequeninos, os dez meninos e meninas que entraram pela 1ª vez no Jardim de Infância. Para os outras sete crianças a surpresa também foi grande: tantos meninos que não conheciam e... os seus amigos mais crescidos, não estavam! Foram mesmo para a escola do Alvito! Vamos contar a surpresa, que começou a espreitar, logo de manhã enquanto os meninos chegavam, com os sons muito bonitos... a música que vinha  da viola e que rapidamente cativou a atenção de todos. Agradecemos à mãe do Artur, a Srª Teresa, que tocou e cantou algumas canções, utilizando vários instrumentos, enchendo de alegria a nossa manhã e este inicio de atividades. E depois, outras surpresas e atividades que decorreram tão bem e tornaram este dia de sol ainda mais bonito.

















Desdobrável 2015-2016

O desdobrável informativo foi distribuído a todos os Encarregados de Educação na reunião de pais que realizámos na sexta-feira passada. O calendário escolar é uma das informações úteis do desdobrável, ao qual poderemos recorrer, facilmente, no nosso blogue. Para visualizar melhor basta carregar na imagem.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Quase, quase a começar...

Estamos de volta, prontos para recomeçar um novo ano letivo!
Não esquecer a reunião, dia 18 de setembro às 18.00 horas.