sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Carochinha e João Ratão"

Os meninos andam muito entusiasmados com a história da "Carochinha e do João Ratão". Realizamos diversas sessões pois todos queriam participar e utilizar os adereços que a Marta trouxe para a escola. Montamos o cenário, decidiu-se quem seriam as personagens, fizemos uma caracterização muito simples e juntamos alguns adereços. O narrador ajudou na sequência da história e nas falas (o atores estão ainda muito envergonhados!). A partir da proposta da Marta algumas meninas ainda tiveram tempo para fazer o desenho da história.






quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

As personagens das histórias - resumos

Como todos já sabemos, "As personagens das histórias" foi o tema do carnaval deste ano letivo. Os meninos e meninas escolheram com as suas famílias o fato de carnaval enquadrado nesta temática e foi assim que, individualmente, fizemos as fotografias que estão expostas na nossa sala de atividades. Agora, e como podemos observar pelos 4 exemplares, estamos a registar o resumo da história que cada criança está a contar e a ilustrar. 







quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ainda o carnaval

Aproveitamos as fitinhas de carnaval que estavam espalhadas pela nossa sala e fizemos colagens livres utilizando apenas a cola e as mãos. Depois de concluída a colagem cada menino (grupo dos 5 anos) escreveu o título,  identificou e datou o seu trabalho, tarefa que todos já fazem de forma muito autónoma. 







terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Carochinha e João Ratão" Leituras Partilhadas

Como referimos na notícia anterior, na 2ª parte das Leituras Partilhadas da família da Marta iríamos ter o casamento da Carochinha. E assim foi, a Marta a mana Inês e a mãe Verónica, prepararam o teatro da Carochinha para apresentarem aos amigos. A Marta representou a personagem da Carochinha e a Inês o João Ratão; a mãe foi a narradora e alguns amigos ajudaram com as outras personagens. Para fazerem este teatro a Marta, a Inês e a mãe construíram diversos materiais como por exemplo os adereços das personagens, a caixinha de música, o livro, as imagens que representam os personagens, a moeda que a carochinha encontrou e uma linda almofada com a cara da Carochinha e do João Ratão.









segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

" Peppa vai à piscina" - Leitura partilhadas (Almofadas com histórias)

Hoje de manhã chegou à nossa escola uma grande encomenda do "carteiro Paulo". Uma caixa bem grande que vinha do País das Histórias para a família da Marta Ferreira. Claro que não abrimos a encomenda e esperamos pela mãe da Marta que nos disse que hoje vinha contar uma história. Foi uma linda surpresa quando todos puderam ver o que a caixa trazia... seguiram-se momentos ainda mais bonitos com tantas surpresas que a família da Marta preparou para estas Leituras Partilhadas. Amanhã vamos mostrar a 2ª parte desta atividade pois a família da porquinha Peppa recebeu um convite para ir ao casamento da Carochinha e do João Ratão.








sábado, 21 de fevereiro de 2015

Aniversário da Marta e da Luísa

Logo no 1º dia depois da interrupção letiva do carnaval, festejamos o aniversário das manas Marta e Luísa que fizeram 4 anos. A Diana, que agora está no 1º ano também veio visitar os seus amigos e cantar o parabéns juntando assim toda a família. Muitos parabéns Marta e Luisa.






sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

As personagens das histórias - painel

As personagens das histórias que os meninos e meninas mais gostam, juntaram-se num grande painel que serviu de estandarte para o desfile de carnaval no Complexo Escolar do Alvito. Os desenhos foram realizados com marcadores de tecido e marcadores permanentes e depois pintado com tintas de tecido e acrílicas. O painel é de tecido (pano crú mais grosso) encontrando-se exposto na nossa sala de atividades.






quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

As personagens das histórias

Depois dos meninos escolherem a sua personagem preferida das histórias desenharam-na em papel reciclado A3 com um marcador preto (ou de cor escura). Seguidamente coloriram e identificaram a personagem. Quando todos acabaram a atividade, seguiu-se a apresentação e um breve resumo do que acontece em cada história.






segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Maracas corações

Foram estas as maracas que construímos para levar no desfile de Carnaval do Complexo Escolar do Alvito. Os meninos recortaram dois corações em cartolina vermelha e decoraram com vários grafismos. Utilizamos pauzinhos chineses, fitinhas aos corações  e arroz para produzir o som quando agitados.  Estas maracas revelaram-se bastante resistentes... exceptuando algumas que perderam o arroz pelo caminho...






domingo, 15 de fevereiro de 2015

Carnaval - desfile no Complexo Escolar do Alvito

O dia de sexta-feira foi inteiramente dedicado ao desfile de carnaval no Complexo Escolar do Alvito. No autocarro da autarquia juntámo-nos primeiro aos nossos amigos da Gracieira e depois a todos os outros grupos dos jardins de Infância e do 1º e 2º ciclo que fazem parte Complexo. O desfile decorreu muito bem, com muitas personagens das histórias que levaram uma "maraca coração" construída na sala de atividades, pois o tema do desfile era o "Amor".