segunda-feira, 31 de março de 2014

Semear

Ainda bem que aproveitamos alguns dias da semana passada para semear na nossa horta. A Primavera está muito chuvosa e é difícil "colocar o nariz fora da porta..." Recolhemos as sementes que vamos guardando na nossa sala de uns anos para os outros e outras que alguns meninos trouxeram. Aproveitamos não só o espaço da horta, que foi cavada pelo Sr. Henrique da Junta de Freguesia, como também os canteiros das flores. Agora é só esperar para ver crescer! 







sexta-feira, 28 de março de 2014

"A tartaruga que queria dormir" - Leituras partilhadas

Para encerrar esta semana de "Leituras Partilhadas" ouvimos uma linda história contada pela mãe da Margarida. Claro que a Margarida também ajudou a mãe, apresentando diversos objetos que os amigos da tartaruga lhe ofereceram. Para a semana continuamos: primeiro no Complexo do Alvito com uma história de fantoches e depois na nossa sala com a escritora Marília Ascenso.
Bom fim de semana... e boas leituras.





quinta-feira, 27 de março de 2014

"Cinderela" - Leituras Partilhadas

A mãe Sara e a Matilde preparam uma linda surpresa para apresentar aos amigos na atividade das "Leituras Partilhadas".  A Matilde vestiu-se a preceito - com sapatinho de cristal e tudo - transformando-se numa linda princesa que ajudou os meninos e meninas a entrar no reino da fantasia. No fim da história a Cinderela distribuiu uns apetitosos moranguinhos.







quarta-feira, 26 de março de 2014

Aniversário da Margarida e da Laura

Muitos parabéns à Margarida e à Laura que hoje festejaram com a família o aniversário dos seus 6 anos junto dos amigos da escola.












terça-feira, 25 de março de 2014

"João e o Feijoeiro Mágico" - Leituras Partilhadas

A animadora Sílvia participou nas "Leituras Partilhadas" com a história do "João e o Feijoeiro Mágico". Depois do conto a Sílvia preparou uma atividade para todos os meninos: na casa do João, que foi decorado como os meninos quiseram,  colocou-se à janela um saquinho com algodão molhado e um feijão; seguidamente juntamos o castelo do gigante que estava nas nuvens e colamos tudo com fita cola nas janelas da nossa escola. Será que o feijão vai crescer até ao castelo do gigante?





segunda-feira, 24 de março de 2014

Aniversário do Lucas

Muitos parabéns para o  Lucas e para a família que o acompanhou e ajudou a festejar o seu quinto  aniversário junto dos amigos.





"A bola Amarela" - Raquel Delgado

"A Bola Amarela" de Raquel Delgado, Coimbra: Atlântida Editora, (1971). Uma preciosidade da literatura Infanto-juvenil com lindíssimos poemas e ilustrações monocromáticas de Cila.



sábado, 22 de março de 2014

Primavera e poesia

A Primavera

Hoje é um dia importante.
Chegou a Primavera,
a prima das flores,
e todos se vestiram de novo
para a receber.
E ela ficou tão contente!
Sorriu para as árvores
e encheu-as de flores.
Sorriu para os campo
e encheu-os de verde.
Sorriu para os meninos
e encheu-os de alegria.
E os meninos
vestiram-se de malmequeres,
voaram com as borboletas,
cantaram com os rouxinóis
e juntos, de mãos dadas,
levaram a primavera a todas as coisas.

Raquel Delgado, A Bola Amarela (1971) 






 O papel para fazer o origami  foi oferecido pela



quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia do Pai - brinquedos e brincadeiras

Para a atividade pais e filhos preparamos vários materiais para a construção de piões e de barcos. Para os piões  utilizamos velhos CD's, tampinhas, berlindes e restos de papel autocolante; para os barcos utilizamos esferovite, esponja rígida, casca de pinheiro, plásticos, pauzinhos e fita cola. Os piões e os barcos ficaram um espetáculo sendo que os primeiros tiveram rapidamente uma utilização intensiva... os barquinhos irão ser experimentados assim que tivermos oportunidade!!









Prenda para o Dia do Pai

Com aproveitamento de vários materiais que guardamos na nossa sala construímos o jogo do galo para oferecer aos pais. Cada menino escolheu os materiais e as cores preferidas tentando arranjar materiais diferentes dos seus amigos. Reciclamos também embalagens de plástico transparente para fazer as caixinhas onde guardamos os jogos. Uma prenda muito simples que certamente irá proporcionar bons e bonitos momentos entre pais e filhos.





Dia do Pai


Celebramos o Dia do Pai com a presença de muitos pais e familiares com os quais partilhamos a alegria de estarmos juntos.  Os meninos cantaram uma canção, disseram uma poesia e ofereceram a prendinha que construíram para brincar com os pais. Depois, com vários materiais reciclados, os pais ajudaram os filhos a construir alguns brinquedos. Uma tarde muito bonita com brinquedos, brincadeiras em conjunto e muita alegria.