sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Atividades de Natal - reciclagem

Iniciamos uma atividade de Natal, de forma mais individualizada, com a reciclagem de cápsulas de café. Depois de bem lavadinhas os meninos cortaram a cápsula em pequenas tirinhas de forma a fazer uma estrela. Entretanto, vários cartões, também resultantes de aproveitamento, foram pintados. Já sabem o que os meninos estão a construir, não é verdade?





quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Visita à galeria novaOgiva - Óbidos











Na galeria NovaOgiva, que fica na Rua Direita em Óbidos, está a decorrer uma exposição do artista Pedro Calapez até ao fim de janeiro. A Dr.ª Ana Calçada realizou a apresentação dos trabalhos expostos deste pintor, dialogando com as crianças, fazendo destacar  as cores, os volumes e suportes das pinturas. Nestes trabalhos, não figurativos, as cores, as formas, volumes e texturas despertaram a imaginação das crianças que facilmente se traduziram em imagens do quotidiano. Tivemos oportunidade de fazer alguns registos nos "diários gráficos" que vamos depois dar continuidade na sala de atividades. Uma exposição, a ser visitada, também pelas famílias dos meninos!

Apresentação

As texturas, formas e volumes

"O rio das cores"

Registos nos "diários gráficos"



"O grande final..."



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Está a chegar...

O Natal está a chegar e, com ele, as diversas atividades  na nossa sala que marcam esta época como, por exemplo, a montagem da árvore de Natal, a construção do presépio, a realização das prendas... entre outras. A árvore de Natal já está pronta e, amanhã será a vez do presépio tradicional, se tivermos tempo pois temos uma visita marcada para a Galeria Ogiva em Óbidos.





terça-feira, 26 de novembro de 2013

"A Carta da Missão Pijama" (II)

Recebemos hoje uma carta Pijama… não, ainda não foi a resposta dos nossos amigos de Leça do Balio! A carta de hoje veio de Beja. Enviamos uma carta para o norte, recebemos uma do sul e, nós estamos mais ao menos a meio… o mapa de Portugal ajudou-nos a perceber a localização das escolas dos nossos novos amigos.





segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"A carta da Missão Pijama"

Hoje enviamos a "Carta da Missão Pijama" para os meninos da Coquinhas - Creche, Jardim de Infância e ATL de Leça do Balio. Dentro do Kit do Pijama  vinha um envelope com a morada desta instituição para podermos fazer a carta e enviar a estes novos amigos que participaram neste projeto. A nossa escola também irá receber uma carta da Missão Pijama. Vamos esperar para saber de onde vem!




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A história d' A Manta e a nossa manta


Foi à volta da nossa manta de retalhos que contamos a história "A Manta"de Isabel Minhós Martins e Yara Kono (Planeta Tangerina, 2010). Uma história com uma avó e uma manta, em cujos retalhos se descobrem personagens e  acontecimentos que cativam os netos e entristecem as tias pois, todas querem ficar com a manta. Certamente que a nossa manta tem muito que contar. Vamos registar quadro a quadrado as suas histórias.





Articulação com o 1º ciclo

Hoje, no período da tarde, recebemos a turma do 1º e 2º ano da professora Teresa de Jesus, no âmbito da articulação com o 1º ciclo do Complexo Escolar do Alvito. Fizemos a apresentação do Projeto do Dia do Pijama; depois, o Diogo Pereira fez um resumo da história e a Mafalda ajudou com as personagens e as letras da palavra AMOR. O José explicou o presente que fizemos para todos os meninos do 1º ciclo, uma mão com um coração e as letras das palavra Amor em cada dedo, que foram oferecidas individualmente a cada criança com um grande abraço. A turma do 1º ciclo apresentou o trabalho coletivo que fizeram denominado "Uma manta de carinho" colaborando também com um donativo para  o mealheiro do Pijama. Uma linda tarde, cheia de carinho e de abraços!






quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dia Nacional do Pijama (VII) - A manta

"A manta de retalhos" foi uma atividade desenvolvida em conjunto com as crianças e a família simbolizando o Amor, a  Amizade, o Carinho, a Família e a Solidariedade. A partir de um quadrado de  pano cru apareceram lindas "obras de arte" construídas com muito carinho e com uma diversidade muito grande de aproveitamento de  materiais dos quais mostramos alguns exemplos. Mais uma vez agradecemos a espetacular colaboração das famílias. 













Dia Nacional do Pijama (VI) - O Segredo dos Sabonetes

"O Segredo dos Sabonetes" foi o livro que nos acompanhou durante esta semana. As personagens desta história ajudaram-nos a descobrir os sentimentos, a importância de os expressar ou falar sobre eles e, quando não se consegue, como foi o caso do Quincas "que ficou sem fala", há sempre alguma forma de o fazermos. Ao falarmos do AMOR, registamos algumas frases que alguns meninos, de uma forma muito espontânea e verdadeira disseram : 
"O amor é arranjar dinheiro para os outros terem casa"(Margarida); 
"O amor é contar histórias uns aos outros"(Diogo); 
"O amor é dar carinho a todos"(Mariana)
"O  amor é o nosso coração cheio de alegria" (Sara) (…)
Agradecemos às animadoras Sílvia e Luciana a participação e a colaboração neste projeto com a construção das personagens da história do ""Segredo dos Sabonetes".




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia Nacional do Pijama (V) - Uma escola pijama

Um dia especial e diferente na nossa escola. Especial porque participamos e colaboramos numa causa que merece toda a nossa atenção e diferente pois as rotinas foram esquecidas, o espaço modificado, as atividades foram outras e… até mesmo a nossas roupas mudaram!! Muitos pijaminhas, peluches e mantas pelo chão ajudaram e contribuíram para o ambiente e divertimento de hoje. Agradecemos às famílias toda a colaboração prestada nos materiais e nas atividades desenvolvidas.







terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia Nacional do Pijama (IV) A Casa dos Pijamas

A grande Casa dos Pijamas, que irá receber as casinhas mealheiro, está a ficar muito bonita. Reaproveitamos a do ano anterior e acrescentamos mais alguns pormenores… os meninos desenharam também as casinhas com as três portas dos sonhos: a dos sonhos maus, a dos sonhos que fazem rir e a dos sonhos da realidade. Hoje à tarde, real e mesmo verdadeiro, foi o aparecimento do Quincas - que  fofinho!