segunda-feira, 25 de março de 2013

Muitos Parabéns!!


Para o Lucas, a Margarida e a Laura, os  aniversariantes deste final de março, muitos parabéns com beijinhos!!
















quinta-feira, 21 de março de 2013

Receita dos folares da Páscoa

Para quem pediu e para quem estiver interessado, aqui fica a receita dos folares  que fizemos com as crianças. A receita foi cedida pela colega e amiga educadora Joana Machado.
Ingredientes:
- 2 Kg de farinha
- 1 Kg de açucar
- 2 ovos 
(mais 2 ou 3 para pincelar os folares).
- 1 pacote pequeno de erva doce
- 1/2 pacote de canela
- 1 pitada de sal
- 30 g de fermento de padeiro
- 1 pacote pequeno de manteiga
- raspa de 3 ou 4 limões grandes
- 2 colheres de sopa de azeite
- leite q.b.
Numa tigela põe-se a farinha,
o açúcar, os ovos, a raspa de limão, a erva doce, a canela e junta-se tudo muito bem. Amorna-se um pouco de água, dilui-se o sal e o fermento e junta-se ao preparado. Depois derrete-se a manteiga e junta-se o azeite e mistura-se à massa anterior. Vai-se deitando leite para se conseguir amassar. Quando estiver bem misturada e amassada, deixa-se repousar 3 a 4 horas em local quente. Faz-se umas bolas com a massa e coloca-se um ovo (previamente cozido) no meio. Fazem-se uns rolinhos para, em cruz, colocar por cima do ovo. Pincelar com os ovos batidos. Vai ao forno bem quente. 





segunda-feira, 18 de março de 2013

Passeio de burro

Terminamos as atividades do dia de hoje com um bonito passeio de burro que a avó do José, a Sr.ª Rosalina, e o dono dos burrinhos, o tio Nuno nos proporcionou. O Caramelo e a Papoila subiram à nossa escola, passearam os meninos com muita paciência mas, com a ajuda dos pais. A professora Idalina e a Carolina também gostaram muito de andar de burro!!  Foi muito divertido e, no fim, até pudemos vê-los a comer as couves da nossa horta. Agradecemos a todos a participação e a colaboração prestada nesta linda e interessante atividade. 













Um dia muito especial - atividades com os pais

Hoje foi um dia muito especial pois juntamos as atividades da Páscoa com as atividades do Dia do Pai, já que amanhã se inicia a interrupção letiva. Com a presença dos pais, de algumas mães e da avó Rosalina, apresentamos duas poesias e uma canção para os pais e oferecemos a prendinha que já estava pronta há muito (agora já a podemos divulgar, pois era uma surpresa). O professor Fernando ajudou-nos com as musicas, tanto  da canção do pai, como da Páscoa e também dos burrinhos. Sim, porque hoje foi mesmo um dia especial, com passeio de burro e tudo!!











Jogos de Páscoa

Depois de embrulharmos os bonitos folares, começamos a preparar a sala para os jogos de Páscoa. O primeiro "À descoberta dos ovos de chocolate" tinha como objetivo descobrir os ovos que o coelhinho escondeu pela sala. Claro que os mais crescidos ajudaram os amigos na descoberta dos ovinhos de chocolate que, logo de seguida, foram muito saboreados. O segundo jogo "Ovos surpresa" consistia em escolher um ovo (do coelhinho ou da galinha), abri-lo e realizar a atividade surpresa, umas vezes sozinhos, outras vezes com a ajuda dos amigos.







sexta-feira, 15 de março de 2013

Folares da Páscoa

Hoje o dia foi dedicado aos folares da Páscoa. Começamos bem cedo com os preparativos pois a massa leva bastante tempo a levedar. Todos fizeram um pequeno folar, que os meninos gostaram mais de chamar bolo da Páscoa, e pudemos contar com a ajuda da Sílvia e da Luciana. No período da tarde os folares foram para o forno mas não ficaram todos prontos e estavam muito quentes para os meninos levarem. A nossa escola cheirava muito bem e os folares estavam a ficar muito bonitos. 










quinta-feira, 14 de março de 2013

Tudo às cores!

E, de repente, tudo ficou às cores! Os ovos de Páscoa já estavam prontos,  muito coloridos e bonitos. Com o papel celofane, para fazer os laçarotes, tudo ficou às cores na sala da pintura: umas vezes tudo amarelo, outras vezes laranja... experiências várias, com cores sobrepostas ou não, foi um divertimento!








    


quarta-feira, 13 de março de 2013

Coelhinhos da Páscoa

Este ano os nossos coelhinhos da Páscoa são feitos a partir de pratos de papel, com os bigodes de palhinhas do leite escolar e um nariz muito fofinho. Os meninos andam muito entusiasmados com a canção do "Coelhinho Novo" que o professor Fernando ensinou (ver vídeo no post com o mesmo título) que articulou muito bem com a atividade planeada. Durante as várias fases de construção do coelhinho as crianças cantaram a canção espontaneamente e, por ser muito bonita e do seu agrado foi assimilada e apropriada rapidamente. Hoje, para além de outras tarefas, continuamos as contagens, desta vez dos ovos de chocolate e das amêndoas para o "Coelhinho da Páscoa" que os meninos irão levar para casa.